domingo, 1 de março de 2009

As Origens do Labrador

Antes conhecido como o St. Johns Dog, o Labrador Retriever é uma das raças mais populares do mundo.
Oriundo da Terra Nova, Canada, o Labrador foi treinado para saltar das embarcações dos pescadores, para as águas geladas do Atlântico Norte e puxar as redes de pesca para terra. Alguns exemplares foram trazidos para Inglaterra em meados de 1800 por navios Ingleses vindos de Labrador, onde os instinctos primários de busca foram desenvolvidos.
É sem dúvida um dos melhores cães de família e companhia, devido ao seu carácter gentil, carinhoso e bem disposto.
A sua grande capacidade de aprendizagem faz com que seja utilizado na detecção de drogas, guias de pessoas cegas e incapacitadas.
Esta raça é extremamente obediente e um grande companheiro nas actividades ao ar livre.

Escreva sempre o seu email quando fizer um comentário, para poder receber a resposta directamente no seu email.

Comportamento do Labrador

O Labrador Retriever é um cão muito afectivo, ternurento e paciente.
Muito inteligente, fiel e sempre de espírito alegre. Energético e de comportamento afável, adoram brincar especialmente na água visto que gostam imenso de nadar.
Têm uma personalidade amistosa e são excelentes com as crianças assim como com outros cães.
Aceitam muito bem a liderança de um humano e precisam de sentir como fazendo parte da família. São muito fáceis de treinar.
Alguns podem ser reservados com estranhos, mas se conviverem com pessoas desde pequenos são muito sociáveis.
Estes são cães de vigia mas não de guarda, embora hajam relatos de situações em que tenham defendido o seu território com valentia.
Podem se tornar desordeiros se os donos não se afirmarem como seus líderes, ou se não praticarem exercício mental e físico.
Devem ser treinados desde cedo a não puxarem pela trela visto terem muita força no pescoço.
Os descendentes Ingleses são por norma mais pesados e fáceis de educar do que os seus parentes de descendência Americana. Estes tendem a ser mais energéticos e caso não sejam exercitados o seu peso aumentará consideravelmente. Geralmente os exemplares mais equilibrados são o resultado da mistura destes dois tipos de raça.
Entre muitas outras vocações eles destacam-se em actividades como a caça, seguir rastos, busca, vigia, investigação policial, detecção de narcóticos, guias de pessoas cegas e incapacitadas.

Escreva sempre o seu email quando fizer um comentário, para poder receber a resposta directamente no seu email.

Dados Gerais

Altura
Macho 56-61cm, Fêmea 53-58cm.
Peso
Macho 27-34kg, Fêmea 25-32

Alguns machos podem atingir 45kg ou mais.

Problemas de Saúde
Propensos a desenvolver Displasia da Anca e dos Cotovelos.
Distúrbios Oculares Progressivos com a idade.

Condições Ideais
O Labrador adapta-se bem a um apartamento desde que seja devidamente exercitado. São bastante moderados dentro de casa mas um quintal amplo seria sem dúvida a sua preferência.

Exercício
Os Labradores são por natureza energéticos e adoram brincar até à exaustão. Necessitam de ser passeados várias vezes por dia.
Caminhadas longas, brincadeiras com bolas entre outras, fazem parte do seu programa favorito.
São também donos de um apetite maior do que as suas próprias capacidades e por isso o exercício tem um papel importante nas suas vidas.
Caso não o pratiquem a sua qualidade de vida decresce substancialmente assim como a saúde. Podendo desenvolver problemas de excesso de peso que se multiplicam em patologias diversas.

Esperança Média de Vida
Entre 10 e 12 anos.

Escreva sempre o seu email quando fizer um comentário, para poder receber a resposta directamente no seu email.

Treinar um Labrador




As Tshirts ( camisetas ) Super Labrador, estão disponíveis em 3 côres: Branco, Azul e Cinza. Também em 3 tamanhos: S - M - L, pequeno, médio e grande. E com 3 figuras diferentes. Pode escolher qualquer das cores e tamanho, com a figura que gostar mais. Vendo da esquerda para a direita na figura em cima, temos a Tshirt branca com a figura 1, a azul com a figura 2 e finalmente a cinza com a 3. Para encomendar basta escrever no espaço para comentários durante o pagamento por PAYPAL o que deseja. Exemplo: Quero a Tshirt Azul, tamanho S com figura 3. Não esquecer de deixar nome e endereço completo. O preço de 44$ Reais já inclui os custos de transporte até sua casa. São enviadas desde Portugal. Para entrar em Paypal, clicar na coluna da direita do Blog, na parte que diz Comprar Tshirt. Parte dos fundos realizados são destinados à compra de um espaço amplo, onde será possível passear com os nossos amigos em total liberdade.

Pack de Documentos sobre Adestramento e Saúde

O blog do Super Labrador tem para os seus leitores, um pack de documentos com quase 200 páginas com informação super importante, sobre os nossos amigos. Os temas passam por: treinamento geral, saúde, alimentação, higiene, beleza etc. Este pack está disponível por apenas 6 Reais. É enviado diretamente para o vosso email e de imediato poderá começar a aprender mais técnicas de como viver e educar melhor o seu Labrador. Poderá fazer o pagamento atravéz de Paypal ou transferência bancária. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em escrever para: ozone1pt@yahoo.com Terei todo o gosto em ajudar. Agradecemos a todos as visitas ao Blog do Super Labrador. Quando fizer um comentário no blog, escreva o seu email no comentário para poder receber a resposta diretamente no seu email.
Para comprar o pack de documentos de 190 páginas por apenas 6$ Reais, clicar no botão amarelo "Comprar Agora"na coluna da direita, na parte de cima do Blog.





Clique no link em baixo para saber mais sobre o que é o Paypal e depois poder fazer compras seguras na internet por todo o mundo.


Treinar um Labrador

Antes de começar o seu treino, consulte profissionais da área assim como o veterináreo do seu cão.

Treinar um Labrador desde cachorro é uma experiência muito recompensadora e essencial, tanto para o dono como para o cão.
A inteligência e vontade de agradar naturais de um Labrador fazem dele uma raça com capacidades de aprendizagem muito elevadas.
São estudantes dotados e com vontade.
Se forem treinados desde pequenos, atingem patamares elevados de obediência.

É importante dar início a este treino o mais cedo possível, embora nunca seja tarde de mais.
O seu pequeno e amoroso Labrador, rapidamente se tornará num animal poderoso e energético, que será difícil de controlar sem instrução básica.

Os Labradores reagem melhor ao positivismo e não violência. O sistema de tarefa- recompensa é bastante funcional. Apenas precisam de aprender certas linhas guia sobre comportamento e limites. Em qualquer tarefa o Labrador dará sempre o seu melhor, não sendo necessários gritos e irritações.
Apreciam bastante o método de simulação mental e física que o treino proporciona, adicionados à alegria de passar tempo consigo.

Socializar desde cachorro é muito importante para o seu Labrador.
Ajuda-os a sentirem-se confortáveis com todas as pessoas e animais ao seu redor.

Todos os comandos de obediência básica como sentar, deitar, ficar, serão aprendidos entusiasticamente e com muita facilidade.
Devem ser educados a andar na rua tranquilamente e com uma trela comprida.
Quem teve a oportunidade de criar um cachorro, compreende a importância desta aprendizagem simultânea entre dono e cão.

Quando fizer um comentário no blog, escreva o seu email no comentário para poder receber a resposta diretamente no seu email.

Comentários:

Boa noite , 

Minha labrador mel,  teve cria agora, e é muito linda.   Mais depois da cria, começou,a a roubar, tudo dentro de casa para comer, e ta comendo lixo também.   Ela era tão boazinha, não 
sei mais o que fazer.   Agora não falta na minha casa, antitoxico e carvão.

Meu nome é Cassia Costa.

Bruno

Olá Cassia,

penso que terá que vigiar sua amiga durante algum tempo e repreender com uma atitude firme e não violenta quando ela fizer algo de mal. É muito importante o seu tom de voz. Também é importante, ela ter uma rotina diária com horários certos, onde possa passear e gastar as energias que vai ganhando por estar em casa. Em relação aos produtos que tem em casa, essa parte passa por você os arrumar em sítios onde de certeza ela nunca vai chegar. É mesmo muito importante essa preocupação. Como é natural eles não sabem distinguir o que é ou não é prejudicial para eles. Se tiver oportunidade sugiro o nosso pack de adestramento com 190 páginas, disponível no nosso blog por apenas 6$ Reais, onde vai encontrar informação muito importante para a educação e saúde da sua Labradora. É enviado diretamente para o seu email.
Boa sorte com sua amiga.



olá bruno tenho um labrador macho de 1 ano e e 3 mêses, ele solta muito pelo! e meus pais estão nervosos! e querem doar ele! meu pai pensou em fazer um canil para ele, e deixar ele preso numa coleira enorme para ele andar por ai, mas eu teria que deixar ele preso o dia inteiro, oque vc acha? tem algum remedio para ele parar de soltar pelo? oque eu faço ,seria uma boa ideia a sugestão que meus pais fizeram? me ajudee urgentee




Olá Isadora,
a crescente queda de pêlo do seu cachorro, pode estar relacionada com o tipo de comida que você está dando para ele. Normalmente as comidas mais económicas para os humanos, acabam por ser mais prejudiciais para os animais. Elas são feitas de restos de outros animais, geralmente de porco e restos de frango. Esta má qualidade, tem resultados muito maus nos nossos amigos. Um dos quais a queda de pêlo. No entanto eles mudam de pêlo duas vezes por ano, durante as mudanças de estação. Pergunte ao veterinário que visita, qual a comida mais indicada para ele. Poderá ser um pouco mais cara, mas vai compensar em saúde e qualidade de vida, tanto do Labrador como dos donos. E a longo prazo evitará problemas de saúde e despesa no médico. Se tiver possibilidade, jamais prenda seu labrador. A liberdade é dos direitos mais importantes de qualquer ser vivo.
Boa Sorte.




oi, olhe eu tenho um labrador traçado ele tem dois meses, tem as patas brancas e o peito branco mas é todo negro com pelo brilhante! estou preocupa pork se lhe ponho na varande ele chora e chora e nao se cala pode ficar assim por horas! e nao quer aprender a fazer as necessidades na varanda! ajude-me por favor! obrigada
Olá Anette,

terá que organizar o seu dia para que consiga passear seu labrador pelo menos 3 vezes por dia. O labrador não é animal para estar numa varanda. Ele não faz as necessidades na varanda porque se sente mal em sujar o que considera a casa dele por isso ele espera até que vão passear com ele. Para uma boa saúde mental do seu animal, ele precisa de passear pelo menos uns 45 min por dia que poderão ser divididos nas 3 vezes. Antes de adoptar um animal, temos que pensar que vamos ter uma vida dependente de nós e que em parte nossa vida tem que mudar para podermos proporcionar alguma qualidade de vida para o nosso novo amigo. Caso contrário ele vai ser infeliz a maior parte do tempo. Por favor pense nisto enquanto ele ainda é novinho. Boa sorte.
bom dia, eu preciso de uma grande ajuda de vcs.
Meu labrador se chama Marley tem 6 meses e é muito bagonceiro e eletrico n me obdece de jeito nenhum, destroi a orta de minha mae , faz fezes no quintal de casa.ai eu so obrigado a deixalo na casinha dele e so soltar quando for lavar a casa dele eu queria deixa lo solto a noite mas ele faz tudo q ja citei se pelo menos ele tivesse como ele fazer as nessidades na casa dele e com tanto q nao destrua a orta da minha mae eu ficaria super feliz se vcs me ajudaseem URGENTEMENTE póis meus pais tao pensando em o levar embora e eu nao suportaria isto eu sei q vcs nao vao me deixar na mao ne. envie a resposta por email deividcooperfil@hotmail.com e deixe no site para confirir parabens pelo blog
Olá Alefe

antes de mais obrigado por visitar o blog do superlabrador.
Com a idade que o seu cachorro tem, é perfeitamente natural ele ter esse comportamento. No entanto você pode oferecer para ele uma bola de ténis ou maiores, para ele poder brincar sem estragar outras coisas. Terá no entanto que passar algum tempo com ele por dia nessas brincadeiras. Depois de cansado ele terá tendência para dormir, assim como as crianças. Poderá no entanto levar algum tempo. Enquanto ele fôr novo, fará as necessidades por onde calha, mas à medida que crescer, ele escolherá sítios o mais longe de casa para fazer, porque é uma raça muito higiénica com eles mesmos. Por agora poderá passear com ele pela trela a horas certas todos os dias, e assim fazer as necessidades longe da horta de seus pais. Terá que ter paciência nesses primeiros meses, como qualquer criança:)
Boa sorte.

Olá,vou ganhar um labrador macho e bege,gostaria de saber como posso treina-lo e saber alguns cuidados que eu poderia tomar para que ele não pegue nenhuma doença e cresça saúdavel.

PS-vou ganhar ele com trinta dias de vida:)
Olá,
seu labrador deveria permanecer com a progenitora pelo menos 2 meses antes de ser adoptado. Nos 3 meses segintes ele terá que ser vacinado e desparasitado o mais cedo possível. Não deverá andar com ele na rua nestes primeiros meses, para evitar doenças provocadas atravéz de vírus que se encontram no dia a dia. Em relação a treiná-lo, poderá encontrar muita informação nas perguntas e respostas anteriormente feitas.
Obrigado, pela visita ao blog.


Anônimo
eu tenho um labrador preto com dois meses.ele as vezes me morde, mas não e com força.devo ficar preocupado?

Bruno
Para dono do Labrador preto:
Boas, é natural que com dois meses o seu cachorro não tenha a sensibilidade para brincar com pessoas desenvolvida. É tudo uma questão de educação desde o início. O seu tom de voz é o mais importante. Quando entender que ele está ultrapassando os limites, apenas diga NÃO com firmeza sem gritar e se fôr preciso pare a brincadeira. Aos poucos ele entenderá. Nunca use violência. Mostrar uma postura firme e dominante é o mais acertado.
Desejo-lhe bons momentos com o seu melhor amigo:)

Anônimo
minha madrinha tem um labrador e sou crianaça tenho 8 anos e quero ser veterinaria e quero quer auguem me ajude a treinar o cachorro da minha madrinha ele ainda e bebe ele tem 3 meses vc me ajuda?

Bruno:
Para dono do labrador com 3 meses:
Olá e obrigado por utilizar o blog do Super Labrador.
Em primeiro lugar seu cachorro deverá ser observado por um veterinário/a, para que ele faça um check up a fim de saber como ele está de saúde e compreender se ele tem alguma limitação. Depois e nesse mesmo veterinário, você poderá pedir conselhos de como treinar seu novo amigo. Sem estar perto do seu cão, para mim é um pouco difícil e arriscado dar concelhos de como deverá educar seu labrador. Apenas lhe posso dizer que não use nenhum tipo de agressividade e que tem que ter muita paciência durante o crescimento e treino do seu amigo. Verá que valerá a pena e que o seu amigo lhe dará imensos momentos de alegria:)

Anônimo
Olá, eu tenho um labrador com 4 meses e as vezes ele está a estragar o jardim e eu tiro o de la, ele enerva-se comigo e que-me morder. o que devo fazer nessas ocasioes?

Bruno:
Para o dono do destruidor de jardins:)
Com apenas 4 meses é muito natural que o seu labrador só pense em brincar a toda a hora. Penso que quando o tira do jardim no meio da brincadeira, a intenção dele não é morder mas sim continuar a brincadeira. Não faz parte do instincto natural desta raça morder em ninguém, especialmente o dono. Quando ele estiver em sítios onde não deve estar, deverá colocar a coleira e a trela e retirá-lo de lá sem violência. Apenas deve dizer repetidamente e com firmeza a palavra "não". Também costuma resultar a recompença com um biscoito, após ele ter obedecido à sua ordem. Ofereça-lhe uma bola de ténis, isso vai ajudar a desviar a atenção dele do jardim e apenas brincar com "bolas". Não dê ossos nem bocados de pau ou madeiras nem pedras. Nada que possa estragar os dentes nem engasgar o seu amigo. Bolas de ténis e de futebol são indicadas. Vai ver que ele fica muito contente e deixará o jardim em paz:) Desejo bons momentos com o seu amigo:)

Anônimo
Tenho um labrador com 4 meses e meio, quando estamos a almoçar ou jantar, as vezes doulhe ossos, devo parar de dar ou posso darlhe de vez em quando?

Bruno:
Para o dono do Labrador de 4 meses:
Os ossos são das coisas mais perigosas que podemos dar aos nossos amigos. Muitos ficam atravessados na garganta ou nos intestinos, provocando uma morte dolorosa. Quando ele fôr grande poderá dar-lhe de vez em quando um osso apenas, que é o da rótula da vaca. Serve para limpar os dentes. Mesmo assim deve ficar atento, não vá ele conseguir partir um bocado e engolir. Pela saúde do seu amigo, não lhe dê mais ossos. A comida dele também deve ser a mesma medida diária, visto eles terem um apetite infinito. Também deve evitar a todo o custo, bolos e cremes doces. Estes provocam diarreias e gastrites que abalam muito os nossos amigos e consequentemente os nervos e o bolso do dono.

Anônimo
Ola, acabei pegar um filhote chocolate:) com um mes, macho, que por sinal faz bagunca em tudo quanto e canto, mas isso e normal, o meu maior problema e quando ele uza meu carpete para fazer suas nescessidades fiziologigas, qual seria a melhor forma de mudar esse comportamento?

Bruno:
Boas,
com um mês de idade ainda é muito cedo para o seu cachorro se aperceber onde deverá fazer suas necessidades, mas penso que deverá habituar ele a um horário fixo de pelo menos 3 vezes por dia a ser passeado pelo campo ou onde ele possa fazer as necessidades à vontade. Tem que ter atenção porque nos primeiros meses de vida eles são muito vulneráveis a vírus que estão na rua e por isso devem ser mantidos em casa até ganharem defesas. Vai ter que ser paciente nestes primeiros tempos enquanto ele fica por casa. É mesmo muito importante este periodo de fortalecimento em retiro. Pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Mais tarde, ele prórpio escolherá a rua para se aliviar, porque esta raça é muito asseada e não gosta de cheiros perto de casa:)
Boa Sorte com seu chocolate.

Olá,
Eu tenho um labrador com cerca de 2 anos. É baixo mas encorpado e tem uma energia infinita.
Gostava de saber qual é a melhor maneira de o acalmar e como lhe ensinar o básico.

Obrigado pela ajuda vou enviar uma foto do cão! Boa sorte para o blog

Bruno:
Olá Marco André. Os labradores têm de facto uma energia infinita como refere:) Como sempre e antes de começar qualquer treino, recomendo que o seu cachorro seja examinado por um veterinário, a fim de saber se ele tem alguma limitação fisica ou algo que o impeça de praticar certos exercícios. Poderá também aconcelhar-se com o veterinário, sobre como começar a treinar o seu cão. Na maioria das vezes quando saem para brincar, eles precisam primeiro de aliviar energias com brincadeira. Recomendo que use uma bola que seja suficientemente grande de modo a que não haja o perigo de ele a engolir. Quando ele estiver mais calmo, poderá tentar ensinar comandos básicos como o "senta", "espera", "fica" etc. Convém ter uma recompensa que poderão ser umas bolinhas de granulado da comida, para o incentivar a obdecer. Mais ou menos como acontece com as focas:) Este processo é demorado e é necessária muita paciência da sua parte até começarem a aparecer resultados.
Boa Sorte!!:)

gonçalo
Boas, como tantos outros por aqui também quero umas dicas para treinar a minha cadela, uma labradora preta chamada cookie. Fez hoje 2 meses e ao menos já nao me suja a casa :) no entanto morde tudo e todos, e se troco isso pelo brinquedo dela ela larga e volta á carga nos sofas, canelas, e tudo o que lhe aparece á frente. Como poderei mudar isso?

Bruno:
Boas Gonçalo. Com apenas 2 meses de idade, será precisa alguma paciência para tolerar com simpatia o comportamento de um bebé com muita energia. No entanto e depois de confirmar com o seu veterinário de que ela já pode andar na rua sem o risco de contrair vírus e pode se exercitar sem problemas, poderá começar por levá-la para onde haja espaço, a umas determinadas horas do dia, e brincar com uma bola durante um bom bocado. Não convém abusar muito do cansaço e fazer vários periodos de descanso durante a brincadeira. Quando ela já estiver mais calma ou cansada, então voltar para casa e automaticamente ela vai querer dormir. Se fizer disto uma routina, em princípio ela fará a distinção dos locais e hora para brincar. No entanto convém ter uma bola por casa para o que der e vier:) Passear um animal várias vezes por dia, caso não tenha um terreno ou área própria, significa mudar o nosso estilo de vida, em função de poder proporcionar alguma qualidade de vida a um animal que adora correr e brincar. São factores a considerar antes de adoptar qualquer animal. Boa sorte e bons momentos com a sua Laby:)

Olá ozone1pt,
Um vizinho meu tem um labrador e ele costuma estar no jardim quando vou passear o dinki. Nos últimos dias tenho reparado que esse cão está a ficar com os membros anteriores juntos e as vezes parece que anda aos saltinhos. Que se passa com o animal? displasia da anca? Ou pode ser outro problema?

Boas Marco,
como pode compreender, não posso sugerir qual o problema do amigo do Dinki. Na minha opinião ele deveria ser visto o quanto antes por um veterinário, para saber o que o faz andar assim. É verdade que eles têm tendência a desenvolver displasia da anca, mas há sempre a possibilidade de ser outra coisa que tenha que ser tratada urgentemente, como são os casos de tumores internos ou infecções instestinais. Fale com o dono dele para que seja analisado por um profissional competente. A melhor intervenção na luta contra qualquer problema de saúde é a rapidez na assistência. Desejo boa sorte para o amigo do Dinki. 

Anônimo
Comprei um labrador "amarelo" ,ele tem 2 meses,devo cortar o rabo dele ?

Para o dono do Labrador amarelo: ATENÇÃO!! NUNCA CORTE UM RABO A UM LABRADOR. NA MINHA OPINIÃO SE A NATUREZA GERA UM ANIMAL COM CAUDA/RABO ELE NÃO DEVE SER CORTADO EM RAÇA NENHUMA. CLARO QUE ALGUMAS RAÇAS SÃO VALORIZADAS SE TIVEREM A CAUDA CORTADA, MAS NÃO NO CASO DOS LABRADORES.

Sou Daniel Macoli, E ganhei um labrador de 9 meses e ele é marrom. è possivel treinar ele ainda?

Olá Daniel,
é sempre possível educar os nossos amigos independentemente da idade. Claro que quanto mais cedo começar mas fácil será para ele qualquer aprendizagem.
Obrigado por utilizar o blog.

Anônimo
oi bruno blz olha quero conpra um labrador mas na minha casa nao tem espasso ele pode ficar dentro de casa, e eu paciar com ele todo dia ????????????

Olá,
claro que pode ter um Labrador em casa. Mas tenha em conta que é um animal grande e energético e vai precisar de ser passeado 3 a 4 vezes por dia em sítios onde possa correr e brincar. Isso vai ser assim durante os próximos 10 anos. Por isso tem que avaliar a sua disponibilidade nesse tempo todo, para que o seu Labrador tenha uma vida com um mínimo de qualidade. Muitas vezes os donos acabam por ter que dar os seua amigos porque eles condicionam muito a vida no dia a dia para quem não tem um sítio para eles. Tem que pensar nestes condicionantes antes de adquirir qualquer animal, especialmente um Labrador.

Anônimo
valeu bruno. Mas se não passear com ele pode ter consequencia!!!!!! so pra saber !!

Olá,
ter um animal em casa na maioria do tempo é como ser prisioneiro sem ter feito mal a ninguém. Além de que os labradores precisam de fazer exercício e brincar, porque têm tendência a engordar e ficar com problemas nas articulações e respiração. A liberdade assim como a amizade são as melhores coisas que podemos dar para nossos animais de estimação.

Fernanda
porfavor minha gente me ajudem ... prncipalmente essa questao do gato q estar me encomodando :s

Olá Fernanda,
e seu labrador ainda é novinho, não tem maneira de ele não espantar seu gato, porque ele apenas quer brincar. Os animais gostam de brincadeira quando são jovens, especialmente os labradores. Você poderá também levá-lo para passear no campo ou num sítio aberto, com uma bola de ténis, até ele se cansar um pouco, não demasiado. Leve uma garrafa de água também. E tem que ter paciência com os animais. Com o tempo eles arranjam maneira de se entender. Eu também tenho um Labrador e um gato e eles se respeitam, mas levou seu tempo. Quando ele assustar o gato, você pode dizer "NÃO" em voz alta, sem bater e puxar ele para longe. Boa sorte com eles:)

Ciça
Tenho um labrador chocolate de 5 meses. Desde os 2 meses começaram a aparecer sub-pêlos brancos pelo corpo, em especial nas partes onde ele possui pêlos mais grossos. Primeiro apareceram apenas no rabo, depois a parte de cima do corpo. Não são manchas brancas, e olhando por inteiro ele é totalmente chocolate, porém ao levantar o pêlo do rabo e da parte de cima do corpo tem fios brancos no sub-pêlo.
Gostaria de saber se isso é normal, se isso descaracteriza a raça. Se isso vai sumir. Agradeço.

Olá Ciça,
não tenho conhecimento sobre os tons de pelagem das raças e suas modificações, mas sei que é natural se alterarem conforme a idade. Independentemente se o pêlo clarear um pouco, o seu amigo chocolate terá sempre o mesmo valor de amizade e amor por você. Tenha isso sempre em conta. Obrigado por utilizar o blog.

Anônimo
Muito boa noite meus amigos!! Me aconteceu um caso muito raro cm um labrador e gostava que me ajudassem... O meu labrador era um cao muito amigo, brincalhao e nao fazia mal em ninguem, ate que um dia eu lhe fiz uma festa e ele me rosnou, eu deixei passar pensando nao se repetir, mas ele voutlou a fazer aquilo nao so a mim mas tambem ao meu pai e a minha mae, eu agora lhe ganhei medo... alguem me diz o que posso fazer??

Olá,
de facto não é normal um Labrador ter um comportamento como o que descreve. Em primeiro lugar sugiro que leve o seu cachorro a um veterinário para fazer um check up completo, isto para despistar qualquer problema que ele possa ter a nível de dores ou incómodos físicos que você não se aperceba, o que poderia justificar a reacção que ele demonstra. É também muito importante ter as vacinas dele todas em dia para prevenir o aparecimento de qualquer doença "silenciosa" ou que não mostre sintomas em fases primárias e que se tornam complicadas mais tarde. Durante a visita ao veterinário fale no problema que descreve para se poder fazer algum tipo de teste na presença de pessoal habilitado. Lembro que quanto mais rápido fizer isso, mais hipóteses tem de resolver qualquer que seja o problema. Boa Sorte.